Estados Unidos aumentam processamento e a soja se valoriza.

Principais produtos agrícolas devem subir bastante em 2010.

Valorização do real pode anular lucros da agricultura.

Aumenta a fiscalização, mas irregularidades diminuem.

Os preços da soja foram para as alturas, com o aumento de 15 por cento no processamento industrial nos Estados Unidos. Em novembro, foram utilizadas 4 milhões e 360 mil toneladas de soja. A alta também chegou ao Brasil, com a saca cotada a 39 reais e 30 centavos no Mato Grosso.

Leite, arroz e açúcar deverão ser os produtos agrícolas que mais subirão no ano que vem. Pesquisa do governo norte-americano prevê queda na produção e uma valorização que deve chegar a 63 por cento, no caso do arroz. Especialistas preveem que os preços continuarão em alta pelos próximos três a cinco anos.

Mas, mesmo com a onda de aumentos, o produtor brasileiro deixa de ganhar com a valorização no mercado internacional, por causa da queda do dólar. Os agricultores compraram insumos com o dólar valendo um real e noventa centavos e agora vão vender a produção com a moeda internacional na casa de um e setenta.

Aumenta a fiscalização do Ministério da Agricultura em cima da produção animal. O setor mais vigiado em 2009 foi o de carne de aves, com 556 coletas de amostras, contra 270 no ano passado. Mesmo assim, diminuiu em 20 por cento o número de irregularidades encontradas pelos fiscais.