Uma ação especial de fiscalização realizada pela Artesp nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas resultou na abertura de processo para aplicação de multas que chegam a 500 mil reais à concessionária SPMar.

A Blitz Olho Vivo ocorreu entre os municípios de Embu das Artes e Arujá, entre os quilômetros 30 e km 128, passando pelas cidades de Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba.

Em vistorias anteriores, os técnicos da Artesp haviam identificado 64 irregularidades nesse trecho, das quais 14 não foram solucionadas pela SPMar, no prazo previsto no contrato de concessão.

A concessionária deixou de fazer manutenção no pavimento, na sinalização, tanto em placas como no solo, em dispositivos de segurança, como balizadores, além de drenagem e, por isso, pode ser penalizada.

Na garantia do direito à ampla defesa e do contraditório, a concessionária pode recorrer da multa.

Além da falta de manutenção apontada, a Artesp identificou ainda outras 97 novas não conformidades, como buracos no asfalto, falta de limpeza em elementos de drenagem e sinalização fora de padrão.

A Artesp vai acompanhar e caso os problemas não sejam solucionados, novas penalizações podem ocorrer.

As fiscalizações rotineiras ao longo da malha viária concedida e a Blitz olho Vivo tem o objetivo de garantir mais conforto, melhores serviços aos usuários e a segurança viária ao longo das pistas.