Melhor escolha do material escolar que reúna preço e qualidade é um dos grandes desafios aos pais no início do ano.

Procurar o selo de identificação de conformidade e evitar o mercado informal, onde não há garantia de procedência, são as principais recomendações para evitar problemas futuros. Principalmente, quando as peças são destinadas a crianças pequenas.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro dá outras dicas para uma boa escolha.

Verifique se os produtos não contêm substâncias tóxicas, por exemplo, borrachas aromatizadas, que podem provocar acidentes se ingeridas ou inaladas.

Observe se não há bordas cortantes ou pontas afiadas em estojos, apontadores, réguas e acessórios auxiliares ao ensino. Procure a indicação de faixa etária nas embalagens.

O Inmetro regulamentou 25 itens que devem, obrigatoriamente, ter o selo de conformidade. São lápis, lapiseiras, borrachas, canetas, compassos, régua, giz de cera, massinhas de modelar, tintas, pastas e tesoura, entre outros.

O selo deve estar no produto ou na embalagem. Se for vendido a granel, a certificação deve estar visível e próxima do produto. Exija e guarde a nota fiscal, que garante a troca, em caso de reclamação.

Acidentes com material escolar ou a falta do selo de qualidade podem ser notificados pelo site inmetro PONTO gov PONTO br. Lá também estão listados os itens certificados.