Preço do boi gordo volta a subir.

Já o do frango estacionou nesse fim de mês.

Começou a colheita de soja no Mato Grosso.

Produtores recuperam perdas com arroz.

Com o mercado mais ajustado, o preço do boi gordo voltou a subir, nas principais regiões produtoras, e a arroba sai, hoje, a 75 reais e 46 centavos, para pagamento a vista, e quase um real mais cara, nos negócios a prazo. No atacado, a ponta de agulha e os cortes dianteiros estacionaram em três e 30 e três e 60, mas o traseiro voltou a subir e já é vendido a seis reais e 70 centavos.

Já as vendas e o preço do frango estacionaram, nos últimos dias, o que confirma que, nessa época do ano, o peru, por exemplo, tem, mesmo, a preferência dos brasileiros. Em São Paulo, o quilo do frango segue cotado a um e 65, 10 centavos a menos que em Minas. Apesar de os granjeiros ainda acreditam em melhoras, ninguém descarta uma queda de preços, nos próximos dias.

O Mato Grosso sai na frente, mais uma vez, quando o assunto é a safra de soja. Três meses após o plantio, as primeiras sacas do grão precoce já começam a ser colhidas, para serem ofertadas antes da virada do ano. Outra meta dos produtores é liberar logo as lavouras para o plantio da safrinha, cujas principais opções, em 2010, devem ser o milho e o algodão.

Após um período complicado, produtores de arroz, enfim, voltaram a ter motivos para comemorar. Entre outubro e novembro, os preços caíram cerca de sete por cento, mas, do começo desse mês para cá, o mercado se recuperou e as cotações subiram mais de nove por cento. Segundo o Cepea, o índice representa dois reais e 41 centavos a mais, na saca de 50 quilos.