Saiba quem tem direito a andar de graça no transporte público da capital paulista.

A gratuidade é oferecida para idosos e para deficientes. Além disso, estudantes tem o direito de pagar apenas metade da passagem.

O Superintendente de Atendimento e Comercialização da SPTrans, José Aécio de Souza, explicou com mais detalhes quem são os beneficiados.

Nós temos na cidade de São Paulo 620 mil idosos cadastrados. Essas pessoas tem o bilhete único. Quem tem direito ao cartão do idoso: ele é dado aos homens maiores de 65 anos de idade e também às mulheres a partir dos 60 anos de idade. Pessoas com deficiência tem direito a um cartão especial também. No caso das pessoas com deficiência, em São Paulo tem 240 mil pessoas com esse cartão. Temos também outro tipo de gratuidade que são os estudantes, nesse caso é uma gratuidade parcial. Os estudantes pagam só 50 por cento da passagem e são 950 mil estudantes que tem o bilhete na cidade de São Paulo.

Souza explicou como proceder para obter o cartão especial de idoso e do deficiente.

Precisa apenas ir até um posto de atendimento da SPTrans. Nós temos os postos estrategicamente colocados nas subprefeituras. A pessoa vai até a subprefeitura com o seu RG e um comprovante de residência e lá ela faz o cadastro pra retirar o bilhete único idoso. Passado alguns dias, nós vamos mandar o bilhete para a residência da pessoa. No caso da pessoa com deficiência, tem um passinho a mais, que é ir até uma unidade de saúde e retirar um laudo que ateste, onde o médico atesta a deficiência que a pessoa tem.

Os estudantes devem solicitar o benefício na própria escola.

Outras informações podem ser obtidas por meio do site www.sptrans.com.br.