Saiba com se inscrever no Serviço Atende, que transporta pessoas com deficiência física com alto grau.
Trata-se de um programa da Prefeitura de São Paulo para pessoas que não podem usar o transporte público comum.
Foi feito para os que precisam se deslocar para a realização de tratamentos médicos, para estudar, trabalhar e também para se divertir.
Hoje, o Atende conta com 372 veículos adaptados, que transportam mais de três mil 600 deficientes e dois mil e 700 acompanhantes.
O gerente desse serviço, José Carlos Biagioni, da SPTrans, explicou como funciona o Atende.
Donora - No momento do seu cadastramento, ela indica seu desejo de viagem, ela entrega essa programação pra gente e a gente insere nas demais ordens de serviço. E o carro ele sai de manhã da garagem com uma programação prévia e ele sai e faz os embarques de acordo com aquilo que nós estabelecemos. Então, a pessoa recebe o carro em casa no horário combinado faz o transporte dessa pessoa até o destino da viagem e no horário também combinado retorna com ele.
Para se inscrever, o passageiro ou seu responsável deve comparecer a um Posto de Atendimento da SPTrans ou às Subprefeituras e retirar a Ficha de Avaliação Médica.
Também é possível imprimi-la no site da SPTrans, que é www.sptrans.com.br.
Depois de preenchida pelo médico, é necessário levar o documento a esses Postos ou às Subprefeituras.
Do deficiente severo, é preciso o CPF e o RG, originais, ou certidão de nascimento original e o comprovante de endereço com CEP.
O seu responsável precisa levar o RG e um comprovante de endereço.