Os ônibus da capital paulista são monitorados 24 horas por dia, enquanto circulam.
 
O superintendente da Central de Operações da SPTrans, Aramir Lourenço, explicou que isso é feito por meio de GPS, de câmeras instaladas nos corredores e nos terminais e por fiscais com rádio e celular circulando em motos por toda a Capital.
 
Sonora: Tudo que envolve a operação do transporte público na cidade de São Paulo, é monitorado aqui pela nossa central de operações 24 horas por dia com as equipes atendendo as demandas, qualquer tipo de incidente, acidente, obstrução viária, qualquer coisa que venha afetar a regularidade da operação do transporte público, a nossa central de operações atua em conjunto com a centrais regionalizadas. Existem três centrais regionalizadas, que cuidam de partes da cidade no tocante ao transporte público e, através dessas equipes de campo dessas centrais regionalizadas, nós despachamos os técnicos para atender essas ocorrências. 
 
Em caso de acidentes com vítimas, o procedimento é outro, como explicou Aramir Lourenço.
 
Sonora: São as equipes do PRAT, que é o Programa de Redução de Acidentes em Transporte, que são treinados no Instituto de Criminalistica, para poder fazer um levantamento de campo para saber se o motorista praticava ou não a direção defensiva.
 
O Centro de Controle Integrado da SPTrans monitora a circulação de 15 mil ônibus.