Acompanhantes de pessoas com deficiência severa também têm direito ao Bilhete Único Especial, que garante o transporte gratuito em ônibus, trens e metrôs da cidade.

O bilhete pode ser solicitado no Posto Central da São Paulo Transportes, na Rua XV de Novembro, número 268, no centro da capital paulista.

O interessado deve apresentar RG original e uma cópia, comprovante de endereço, além do RG original do portador de deficiência, também com uma cópia.

A solicitação pode ser feita depois que a pessoa com necessidade especial tiver sido incluída no sistema.

O superintendente de Serviços Especiais da SPTrans, Carlos Eduardo Leal, diz que mais de 200 mil passageiros com deficiência já estão cadastrados:

Sonora

(5'42")...hoje nós temos cerca de 247 mil pessoas sendo atendidas pelo bilhete especial, pessoa com deficiência...(5'52")...

Carlos Eduardo Leal explica que o acompanhante para o usuário deficiente já é previsto em algumas situações:

Sonora

(6'04)... Dependendo da patologia que ele apresenta, do código da classificação internacional da doença, já é previsto o acompanhante. Então, as pessoas tem o mesmo direito que o cidadão com deficiência, ela vai viajar, só que ela só pode viajar utilizando o bilhete com a presença do cidadão beneficiado. Então, o acompanhante, ele não pode viajar sozinho para utilizar a gratuidade, ele tem estar junto, acompanhando a pessoa com deficiência....(6'36")

Mais informações podem ser obtidas no site: www.sptrans.com.br , ou pelo telefone 156.