Programa Onda Limpa Litoral Norte vai ampliar o número de residências com serviços de coleta e tratamento de esgotos, em São Sebastião.
 
As obras estão em andamento nos Sistemas de Esgotamento Sanitário da Costa Norte, Una/Engenho, Baleia/Sahy e de Paúba.
 
Até o final de 2012, o índice de cobertura de saneamento básico na cidade, que hoje é de 46 por cento, será de 70 por cento.
 
No Sistema da Costa Norte, a rede coletora vai dobrar dos atuais 17 quilômetros para mais de 34 quilômetros. Além disso serão instaladas quase duas mil e quinhentas ligações domiciliares.
 
Serão investidos onze milhões e meio de reais na ampliação, que vai beneficiar cerca de dez mil moradores dos bairros de Enseada, Jaraguá e Canto do Mar.
 
O superintendente da Sabesp do Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro, diz que além de garantir a coleta de 100 por cento do esgoto, a obra no Sistema da Costa Norte vai melhorar as condições de balneabilidade de praias e rios da região.
 
No Sistema Una/Engenho, o investimento chega a 14 milhões de reais.
 
As obras vão beneficiar mais de 25 mil e 400 habitantes na alta temporada, nos bairros Una e Engenho, e aumentar a cobertura no bairro Jureia para cerca de trinta e duas mil e 500 pessoas.
 
Também serão investidos 13 milhões de reais nas obras no Sistema Baleia/Sahy e cinco milhões no empreendimento do Sistema de Paúba, que deve ser concluído ainda este ano.