Peça de teatro conscientiza as crianças de que o vaso sanitário não é lixo. A iniciativa é da Companhia de Saneamento paulista, que está desenvolvendo um projeto piloto na cidade de Monte Mor. Em parceria com a prefeitura, a Sabesp promove, desde o dia 2, apresentações de um espetáculo infantil em escolas municipais para estudantes entre seis e 11 anos de idade.
A peça de teatro conta a história de dois ratinhos que sonham em ganhar a vida como músicos, mas, para isso, vão ter que deixar os brinquedos que acham no esgoto. O espetáculo foi criado para ensinar as crianças sobre o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e que ele não foi feito para o despejo de objetos.
Segundo a Sabesp, em casos de entupimento da rede coletora de esgoto, é comum que os técnicos da empresa achem brinquedos e outras coisas jogados pelas crianças no vaso sanitário. Só nas cidades operadas pela Sabesp na Região Metropolitana de Campinas cerca de 12 toneladas de lixo são removidas por mês do sistema de esgoto.