Companhia de Engenharia de Tráfego divulga balanço de quantas autuações foram registradas por desrespeito ao pedestre. De acordo com a CET, foram 107 mil 274 entre agosto e dezembro de 2011. A mais cometida foi o não uso de seta para sinalizar uma conversão. Foram emitidas 40 mil 585 multas por causa desse problema.
 
A superintendente de Educação e Segurança da Companhia, Nancy Schneider, explicou que a falta de sinalização compromente muito a comunicação entre o pedestre e o motorista. Quando o motorista não sinaliza, ele deixa de priorizar o pedestre.
 
Sonora
 
O avanço de semáforo vermelho ficou em segundo lugar, com mais de 31 mil autuações. Deixar de dar preferência ao pedestre ou na via transversal, na faixa ou ao pedestre que não tenha concluído a travessia, ficou em terceiro. Em seguida, aparecem as autuações contra os que pararam em cima da faixa de pedestres.
 
O Programa de Proteção ao Pedestre foi lançado em maio de 2011 e a intenção dele de reduzir as mortes por atropelamento tem sido atingida. Entre quando começou o programa até setembro, a queda no número de mortes na capital toda foi de 10%.