Caixas de água devem passar por limpeza a cada seis meses.
A recomendação é da Sabesp, que destaca que a lavagem do reservatório residencial é fundamental para que não haja contaminação do líquido que chega na casa das pessoas. Até o cavalete, a empresa garante a qualidade do abastecimento.
A água que abastece o Litoral Norte vem de 23 mananciais e, segundo a Companhia de Saneamento, recebe tratamento de alta tecnologia. A própria rede da Sabesp passa por desinfecção periódica e manutenção para evitar problemas.
Além disso, há um controle rígido da água. Por mês, a empresa recolhe cerca de 570 amostras em todo o sistema e realiza quase duas mil e 500 análises de qualidade em laboratório certificado pelo INMETRO.
A população de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba pode acompanhar o resumo dos resultados dos testes nas contas de água. Os clientes também recebem, todos os anos, um relatório sobre a qualidade da água distribuída.
A empresa alerta que os moradores da região devem ter cuidado com bicas e fontes alternativas, que podem ter a água contaminada e oferecer risco à saúde.