Olá amigos, sou João Batista Olivi e estes são os nossos destaques de hoje:

Boi Gordo. Mercado estável em praticamente todo o País. Nesta quinta-feira havia pouca oferta nos frigorificos, mas a folga do Carnaval enfraquece os preços da carne. Mercado atacadista registra queda nos preços da carne de primeira. O traseiro vale entre 6 reais e cinco centavos a 5 reais e 90 centavos por quilo para o pecuarista. A carne da vaca também recua, cotada a 4 reais e 30 centavos o quilo. No sul da Bahia, a seca obriga o pecuarista a entregar o gado de qualquer jeito, e a arroba segue a 69 reais a arroba, a prazo, livre de imposto. Em São Paulo, com escalas curtas nos frigoríficos, os preços variam entre 74 a 76 reais, também a prazo.

Café: agora em fevereiro está em vigor o prazo da terceira entrega para quem vendeu café no sistema de opções garantida pelo Governo. Mas esta ferramenta de sustentação dos preços só está sendo mantido pela teimosia dos cafeicultores. É que na primeira entrega os pagamentos vieram em atraso. Já os pagamentos da segunda entrega estão em dia, mas as exigências continuam muito severas. Se  não for tipo 6 a Conab não aceita. O Sincal, sindicatos dos cafeicutores, acusa que as cooperativas demoram a receber o café para ter produto disponível para a exportação.

Soja: preços sobem em Chicago, porque falta soja nos Estados Unidos. Mas no Brasil, que tem recorde de safra, os preços diminuem para o produtor. Em Sorriso, a capital da soja de mato Grosso, a saca não passa de 28 reais. E o transporte até o porto de Paranaguá come 42 por cento de tudo o que produtor está colhendo. Ou seja: se conseguir manter a média de 50 sacas, 21 sacas e meia serão para pagar o frete.

Muito bem, são as noticias agrícolas de hoje. Voltaremos amanhã neste mesmo horário. Tenham todos um excelente dia... e vamos em frente!!!