Safra de soja é motivo de preocupação no Mato Grosso.
Pimenta garante renda a pequenos produtores.
Leilões de milho vão começar mais cedo.
Tudo quase pronto para a Tecnoshow 2010.
Nada daquilo que os produtores de soja esperavam, aconteceu. O clima não ajudou e a ferrugem asiática se espalhou rápido pelas lavouras. O resultado é um rendimento bem abaixo do esperado, assim como a qualidade dos grãos, que caiu bastante. Como os custos estão lá em cima, apesar de ainda haver a aposta em uma produção maior, para os agricultores, tudo indica que essa será a pior safra desde 2003.
A pimenta tabasco virou garantia de renda para pequenos agricultores cearenses. Em Sobral, o poder público deu as sementes, uma empresa garantiu a compra e a união dos produtores já começa a render bons frutos. O clima tem ajudado no bom desenvolvimento das plantações e, com pimenta de qualidade para oferecer, os pequenos agricultores recebem, hoje, cerca de dois e 50 por quilo.
Boa notícia para os produtores de milho. Os leilões de apoio à comercialização da safra 2010 devem começar mais cedo, nesta no, já no mês de abril. Em 2010, os primeiros aconteceram só em setembro, e o resultado foram armazéns lotados e muito prejuízo, para alguns agricultores. Além disso, a verba destinada ao pagamento dos produtores dobrou, para quase um bilhão de reais.
Tudo quase pronto para um dos maiores eventos agrícolas do País, a Tecnoshow Comigo 2010, que acontece na cidade goiana de Rio Verde, entre os dias 13 e 17 de abril. O encontro é considerado uma ótima opção para quem quer saber o que há de mais moderno em matéria de tecnologia e fazer novos negócios. A organização espera receber 60 mil visitantes, que poderão participar de palestras e exposições além de visitar os estandes.