A apresentação teatral tinha chegado ao fim e as crianças não pareciam nada cansadas. Estavam mesmo super animadas e com as respostas na ponta da língua.
Sonora
Foi com a história da cidade de Xirimitatá que a criançada aprendeu de maneira diferente, nesta segunda-feira, um pouco mais sobre cidadania e como se comportar de maneira segura no trânsito.
O cenário, uma carreta montada no Parque do Ibirapuera, onde os moradores de Xirimitatá tinham uma vida tranquila, até que um morador maldoso, resolveu infernizar sujando a cidade, retirando as placas de sinalização e pichando as faixas de pedestres.
Mas a população deu o troco. Se uniu e colocou tudo na mais perfeita ordem.
E as crianças aprovaram a atitude dos cidadãos xirimitatenses
Sonora
A Júlia, que tem 9 anos, e é aluna do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Almirante Barroso, na Zona Sul, aprendeu bastante com o teatro.
Sonora
Depois da apresentação teatral, os pequenos com idades entre 05 e 11 anos correram para uma mini pista, que projeta nossas vias urbanas, com placas de trânsito, rotatórias e faixas de pedestres, montada ao lado da carreta palco da cidade Xirimitatá. Lá puderam fazer o percurso de bicicleta orientados pelos monitores pra nada dar errado.
Sonora
O Gustavo, de 11 anos, aluno do quinto ano do ensino fundamental, teve dificuldade:
Sonora
Mas ele logo entendeu que o melhor é manter distância segura do veículo à frente:
Sonora
No total, 1.500 crianças de escolas públicas estaduais participarão das atividades promovidas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Fundação Mapfre, no Parque do Ibirapuera, até a próxima sexta-feira.
A iniciativa integra o calendário da Semana Nacional do Trânsito.