A Agência de Transporte do Estado de São Paulo publica amanhã o edital de concessão de cinco aeroportos.

O edital será impresso no Diário Oficial do Estado de São Paulo, nos diários de grande circulação nas cidades onde estão localizados os aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada e também em importantes jornais internacionais: no New York Times, nos Estados Unidos, no inglês Financial Times e no Le Monde, na França.

Estão no lote os aeroportos Campo dos Amarais, em Campinas, Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, Arthur Siqueira, localizado em Bragança Paulista, e também os aeroportos Gastão Madeira, em Ubatuba, e Antônio Ribeiro Nogueira Jr., que fica em Itanhaém

Como anunciado pelo Governador  de São Paulo, Geraldo Alckmin, os interessados na licitação poderão contar com linha de financiamento específica para a concessão desse lote de cinco aeroportos.

Um suporte financeiro importante, segundo o diretor geral da ARTESP, Giovanni Pengue Filho,

Sonora - “O que nós trazemos de forma importante pra esse processo é o apoio no financiamento da Desenvolve São Paulo, que é a agência de fomento do Estado de São Paulo, que vai apoiar com financiamento de até 50% da outorga e até 20 milhões nos investimentos a serem realizados pelo privado”.

A concessão dos aeroportos de Itanhaém, Ubatuba, Jundiaí, Campinas e Bragança Paulista prevê melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização e também reformas nos terminais de passageiros e ampliações dos hangares.

Também ganham as regiões onde eles estão instalados pela geração de novos postos de trabalho e condições para novos negócios.

O investimento mínimo ao longo de 30 anos de concessão dos aeroportos hoje administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo será de 93 milhões e 600 mil reais. Trinta e três milhões deverão ser investidos já nos 4 primeiros anos da concessão.

O critério de julgamento será o maior valor de contribuição fixa, a chamada outorga fixa. O valor mínimo que deverá ser oferecido é de 12 milhões, 159 mil reais.

Poderão participar da licitação empresas brasileiras e estrangeiras.

A partir de amanhã, 15 de dezembro, o edital ficará disponível para consulta no portal da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, no www.artesp.sp,gov.br

Os interessados têm 90 dias para consultar o edital e fazer as propostas.

Os envelopes serão abertos no dia 16 de março de 2017.