Quem visitar o Museu Catavento nestas férias também aprenderá sobre regras de trânsito.
Além das atrações regulares do museu interativo, entre amanhã, dia 10, e o dia 22 de janeiro, funcionários da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, e do Detran ficarão no local com o “Férias com Segurança” para crianças, adolescentes e pais ou responsáveis. São atividades ligadas à conscientização de pedestres, futuros motoristas e motoristas.
Uma das atrações é o simulador de impacto usado pela Artesp na campanha pelo uso do cinto de segurança.
O equipamento simula uma batida de carro em baixa velocidade e dá a ideia de como o corpo pode ser projetado para frente e até para fora do veículo se não estiver preso ao cinto de segurança adequadamente.
A Artesp também vai disponibilizar aos visitantes sua mais recente tecnologia adotada, também focada na conscientização por um trânsito mais seguro: os óculos de realidade virtual, que permitem, por meio de um filme 360 graus, que as pessoas se sintam no lugar de um motorista que irresponsavelmente dirige depois de ter ingerido bebida alcoólica.
E para a criançada haverá também distribuição de gibis da Turma da Mônica, com historinhas sobre educação no trânsito, material produzido pela Agência em parceria com a Maurício de Sousa Produções.
O Detran e a Polícia Militar vão ficar responsáveis pelo Clube do Bem-Te-Vi, projeto que ensina os princípios básicos de segurança no trânsito para crianças em palestras e com brincadeiras.
O Museu Catavento fica na região central da capital paulista, no Parque D. Pedro II.
O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9 da manhã às cinco da tarde. A bilheteria fecha às quatro.