Que tal levar as crianças para passear neste fim de semana no Museu Catavento e juntos vocês curtirem experiências sobre segurança no trânsito?
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, e o Detran estão num espaço no páteo com equipamentos e atividades direcionadas a crianças, adolescentes e adultos.
Uma das atrações da Artesp é o simulador de impacto, um equipamento em que as pessoas sentam, se conectam ao cinto de segurança e passam por uma simulação de batida de automóvel a cinco quilômetros por hora.
É devagar, mas dá para ter uma ideia clara do que aconteceria com o corpo no caso de um acidente real.
A Artesp também levou para o Catavento os óculos de realidade virtual do projeto Rodovírtua.
Lançados recentemente, os óculos são carregados com um filme 360 graus e quem usa é colocado no lugar de um dos personagens da história.
No caso, um jovem que bebe e pega o carro para dirigir.
Segundo o diretor geral da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, Giovanni Pengue Filho, o Rodovírtua é a tecnologia sendo usada à favor de um trânsito mais seguro. Neste primeiro filme 360 graus, a Artesp alerta sobre o perigo da combinação álcool e volante.
SONORA
A arquiteta Lucivânia Araújo de Souza, de 23 anos, esteve no Museu Catavento esta semana e usou os óculos de realidade virtual.
SONORA
No final da visita, as crianças ainda recebem os gibis da Turma da Mônica feitos pela Maurício de Sousa Produções em parceria com a Artesp. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali caem na estrada ensinando os pequenos como eles devem se proteger no trânsito e cobrar que os adultos dirijam com cuidado.
A Artesp vai ficar no Museu Catavento com o projeto Férias com Segurança até o próximo dia 22.
O Catavento fica no Parque D. Pedro II e funciona de terça-feira a domingo, das 9 da manhã às cinco da tarde.