Este é o último fim de semana para conhecer equipamentos e ferramentas da Agência de Transporte do Estado no Museu Catavento, na região central de São Paulo. Os visitantes do Museu podem fazer testes e interagir em experiências virtuais de trânsito.

 

O projeto Férias com Segurança, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, e do Detran, tem atividades para crianças, adolescentes e adultos. Todas lembrando a mesma coisa: o bom comportamento de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas é essencial para evitar acidentes.

Uma das atrações da Artesp é o simulador de impacto. O equipamento mostra a importância do uso do cinto de segurança: a pessoa senta, coloca o cinto e sofre um impacto a cinco quilômetros por hora.

 

É devagar, mas quem passa pelo simulador, como a professora Fortunata Harima, de 49 anos, consegue imaginar os estragos que poderiam ser provocados por um acidente real

 

SONORA 

 

A mais nova ferramenta educativa da Artesp também ficará disponível ao público no Museu Catavento até domingo. São os óculos de realidade virtual do projeto Rodovírtua.

 

Lançados recentemente, eles são carregados com um filme 360 graus e quem usa é colocado no lugar de uma personagem da história. No caso, um jovem que bebe e pega o carro para dirigir.

 

SONORA

 

No final da visita, as crianças ainda recebem os gibis da Turma da Mônica feitos pela Maurício de Sousa Produções em parceria com a Artesp, com conceitos básicos de comportamento seguro no trânsito.


Passe lá! O Museu Catavento fica no Parque D. Pedro II e funciona das 9 da manhã às cinco da tarde.