A Rodovia Marechal Rondon terá operação especial para minimizar os danos provocados pela chuva, principalmente no trecho de Penápolis.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a ARTESP, autorizou o desvio do tráfego para a pista sentido interior no trecho entre os quilômetros 483 e 100 e 482 e 700, sempre que houver alagamento na pista sentido capital. Quando necessário o desvio, a pista sentido interior neste trecho passará a operar em mão dupla.
Para isso, já foram implantadas duas passagens de emergência, chamadas de by-pass, no canteiro central: uma no quilômetro 483 e 100, da pista sentido capital para a pista sentido interior; e outra no quilômetro 482 e 700, para a volta da pista sentido interior para a pista sentido capital.
O esquema é provisório e será implantado sempre que houver previsão de alagamento por causa do Ribeirão Lajeado.
Antes da operação mão dupla, os motoristas estavam obrigados a fazer um desvio de 30 quilômetros por dentro do município.
A ARTESP já enviou ofício determinando à concessionária ViaRondon que tome as providências imediatas para dar início à construção de uma nova ponte sobre o Ribeirão Lajeado, para solucionar de vez o problema de alagamento no trecho.