A campanha pelo uso do cinto de segurança inclusive no banco de trás do automóvel foi reforçada nas rodovias sob concessão que fazem ligação entre Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas.

 

A concessionária Renovias, responsável por trechos das SPs 215, 340, 342, 344 e SP-350 fez uma estrutura inflável para chamar a atenção sobre o assunto e também está distribuindo panfletos nas praças de pedágio.

 

O inflável tem imagem e mensagem de alerta sobre o uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros. Durante à noite, a estrutura fica iluminada.

 

Até o carnaval, e em todos os feriados prolongados do ano, ela vai ficar na SP-340, perto da praça de pedágio de Jaguariúna, que é o local mais movimentado na região.

 

Em outros períodos do ano, o inflável será colocado em diversos pontos da malha administrada pela Renovias.

Cem mil panfletos com recomendações sobre o uso do cinto de segurança serão distribuídos. Os alertas sobre a importância do uso do cinto serão exibidos também nos painéis eletrônicos da SP-340.

 

Levantamento feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo no ano passado mostrou que 65 por cento dos passageiros do banco de trás usavam o cinto de segurança.

O índice foi melhor que o apurado em 2014, quando o levantamento revelou que menos da metade dos passageiros do banco de trás conectados ao cinto de segurança.

Por isso, campanhas como esta são importantes.

A conscientização dos usuários das rodovias vem aumentando, mas ainda há muita gente que insiste em arriscar a vida e seguir viagem sem o cinto.

Você não se arrisca assim, não, né?

Dê preferência à vida. Antes de por carro em movimento, motorista, coloque o cinto de segurança e exija o mesmo dos que viajam com você.