Tem criança em Avaí, no interior de São Paulo, ficando craque no volante e aprendendo tudo sobre comportamento responsável no trânsito.

Todo mundo sabe que para dirigir de verdade só depois dos 18 anos e estando habilitado mas, enquanto isso, eles estão ganhando conhecimento e praticando também cidadania e respeito às leis de trânsito.

E tudo está acontecendo numa mini cidade inflável de 500 metros quadrados, conhecida como BRCity, que foi montada pela concessionária ViaRondon, que administra o trecho da Marechal Rondon entre Bauru e Castilho.

Desde quinta-feira, a BRCity está no Ginásio Municipal de Esportes Ruben José Coelho, em Avaí.

E até a próxima terça-feira, mais de 120 alunos da Escola Municipal Elza de Oliveira Antônio deverão passar por lá e assumir a direção de um veículo só deles. E ninguém vai poder esquecer que o colega de sala que está lá na condição de pedestre também faz parte do trânsito e deve ter preferência sempre nas faixas de pedestres.

Mas antes da prática tão esperada pelos nossos pequenos condutores, todo mundo tem que aprender a parte teórica e prestar atenção na palestra sobre educação e segurança.

Assim, dá para chegar em casa cheio de história para contar e cobrar dos pais o mesmo comportamento consciente.

A formação de futuros motoristas e pedestres que apoiam a ideia de um trânsito mais humano e mais seguro tem o incentivo da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, que gerencia e fiscaliza as rodovias paulistas sob concessão.