O Movimento Maio Amarelo está em curso e a Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, realiza, durante esse mês, diversas ações com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros e pedestres de que a segurança no trânsito é responsabilidade de cada um de nós.
Destaque, nesta quinta-feira, para o Projeto Rodovírtua, que está na cidade de Aparecida.
Até às três horas da tarde, quem passar pela Praça Benedito Meirelles, no centro do município, poderá testar os óculos de realidade virtual que permitem vivenciar a sensação de um motorista dirigindo sob o efeito do álcool.
Quando coloca os óculos, a pessoa assiste a um filme produzido em 360 graus e é transportada, de maneira virtual, para o lugar de um motorista que pega a estrada após beber em um bar.
Os óculos permitem que o espectador tenha a sensação real de situações que colocam a vida do motorista e de seu amigo, que vai como passageiro, em risco.
O Rodovírtua foi desenvolvido pela ARTESP e pelo DER de São Paulo.
O projeto está rodando o Estado desde janeiro. Um aliado importante da Artesp no trabalho constante de alertar sobre os perigos da combinação álcool e direção, que, além de ser proibida, é perigosa.
O Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida, Marcelo Monteiro Gonçalves, participou mais cedo projeto reforça o convite:: programe uma parada na Praça Benedito Meirelles até às três horas da tarde de hoje.
SONORA - “Eu já utilizei o óculos virtual e, com certeza, o resultado que a gente tem é que a gente tem que ser mais responsável em todos os atos que a gente tem na nossa vida mas, principalmente, quando dirige. Você beber antes de dirigir traz várias consequências, e isso eu vi aqui no óculos quando eu utilizei. Peço a todos que sejam responsáveis no trânsito, não beba antes de dirigir.
Quanto mais pessoas se conscientizarem sobre os perigos da combinação álcool-direção, menos acidentes e mortes serão registrados no trânsito.