Maio é o mês de conscientização sobre segurança no trânsito.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, adere ao movimento internacional todos os anos e, neste ano, abriu seu calendário de atividades na Fábrica de Cultura de Sapopemba, na zona leste da capital paulista.
SONORA
Quem falou foi a estudante Giovana de Lourdes Almeida, de 12 anos.
Ela participou da programação voltada para conscientizar crianças e adolescentes, que são pedestres e futuros motoristas, sobre a importância de ser prudente nas ruas e estradas.
Uma das atrações da Artesp foi o Rodovírtua, óculos de realidade virtual.
Quem usa o equipamento tem a sensação, por meio de um filme 360 graus, de estar no lugar de um motorista embriagado e percebe como fica difícil controlar um carro assim.
A programação contou também com a exibição gratuita do documentário "Luto em Luta", do diretor Pedro Serrano, que fala sobre a violência no trânsito.
Um dos casos apresentados é o de Vitor Gurman, que morreu em 2012 depois de ser atropelado por um motorista em alta velocidade e com indícios de embriaguez.
Além disso, o tio de Vitor, o arquiteto Nilton Gurman, esteve no local para um bate-papo sobre comportamento no trânsito.
A Giovana entendeu bem a lição:
SONORA
Quem participou das atividades do Maio Amarelo na Fábrica de Cultura de Sapopemba também pôde usar o Simulador de Direção Veicular, usado nos centros de formação de condutores.
Houve ainda distribuição de gibis da Turma da Mônica feitos em parceria entre a Artesp e a Maurício de Souza Produções. Com o título "Viajando com segurança", a edição traz histórias e passatempos sobre, por exemplo, a importância do uso do cinto de segurança e da travessia segura.