As obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios entraram em uma nova fase.



Nesta segunda-feira, houve a primeira detonação de grande porte do túnel 1, que terá dois quilômetros 850 metros de extensão e duas faixas de rolamento.



Até agora, só pequenas detonações para o início dos trabalhos haviam sido realizadas.



A detonação desta segunda-feira vai agilizar a escavação e foi acompanhada pelo governador Geraldo Alckmin, que comentou sobre as obras.


“Já duplicamos a Tamoios de São José dos Campos,/ Carvalho Pinto, até aqui o alto da serra. Vamos entregar nos próximos meses mais quatro quilômetros de duplicação ainda aqui no planalto. E está em obra uma nova autoestrada, que é a Nova Tamoios, 21 kms, sendo mais de 12 de túneis, chegando a Caraguatatuba.”



A duplicação do trecho de serra da SP-099, entre Paraibuna e Caraguatatuba, é a principal obra prevista no contrato da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, com a concessionária Tamoios.



Os trabalhos estão pouco mais de 21 por cento concluídos e o investimento total será de dois bilhões e 800 milhões de reais.


A conclusão é prevista para 2020 e a nova pista vai operar no sentido São José dos Campos, mas poderá ser invertida em caso de necessidade, como na saída de feriados prolongados.