Oito ônibus clandestinos foram apreendidos em Presidente Bernardes fazendo transporte irregular de passageiros.

 

Esse foi o resultado de uma operação especial da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, no quilômetro 591 da Rodovia Raposo Tavares na semana passada.

 

Os veículos estavam levando estudantes para Presidente Prudente sem as licenças necessárias.

 

Os estudantes seguiram viagem até suas universidades em ônibus regularizados e vistoriados pela Artesp, sem nenhum custo.

 

Segundo os fiscais da Agência de Transporte, os veículos apreendidos apresentavam diversos problemas, como falta de cintos de segurança, assentos soltos, pneus carecas ou cortados, extintor de incêndio vencido e até bateria solta, o que oferece risco de incêndio.

 

A Artesp alerta que usar o transporte clandestino é muito perigoso, pois não há garantias da qualidade do serviço, já que os veículos não passam por vistorias, os motoristas podem não ser devidamente habilitados e, no caso de acidentes, os passageiros não têm direito a seguro.

 

Por isso, antes de contratar um serviço de fretamento intermunicipal, os usuários devem consultar se a empresa é regularizada.

 

A consulta pode ser feita pela internet, no site artesp.sp.gov.br, e é preciso ter a placa do veículo ou o CNPJ da empresa.

 

Denúncias sobre o transporte clandestino podem ser feitas para a Ouvidoria da ARTESP, no telefone 0800 727 83 77, ou pelo e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.