O edital do processo de licitação do Sistema de Transporte Intermunicipal de passageiros do Estado de São Paulo já está em fase de consulta pública.

Os documentos estão disponíveis para consulta no site da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, no www.artesp.sp.gov.br. Ao acessar o site da Artesp, clique em Programa de Novas Concessões e depois em Transporte Coletivo.

Os interessados poderão analisar a prévia do edital e contribuir com sugestões até às 18 horas do dia 25 de outubro. As propostas recebidas serão analisadas por técnicos da ARTESP, que a partir delas poderão aprimorar o texto final do edital de licitação.

No novo modelo, a licitação está dividida em cinco áreas de operação que não competem entre si, e os participantes poderão apresentar propostas para mais de um lote.

As cinco áreas de operação são: Jundiaí e Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, Bauru e Sorocaba, além da Baixada Santista e Vale do Paraíba.

A concorrência se dará pela maior oferta de outorga.

O novo modelo de gestão e prestação de serviços de transporte intermunicipal de passageiros trará uma série de benefícios para os usuários.

O prazo da concessão será de 15 anos e nesse período as empresas deverão investir 3 bilhões e 600 milhões de reais em melhorias no sistema.

A frota de ônibus será renovada ao longo da nova concessão e os novos ônibus deverão ter wi-fi. Também está previsto que os ônibus que fazem percursos longos tenham ar condicionado.

A Artesp também vai exigir das empresas melhorias no sistema de atendimento ao usuário e venda de passagens, inclusive com obrigatoriedade de implantação de sistema de bilhetagem eletrônica.