Trinta e dois veículos que realizavam o transporte irregular de passageiros foram aprendidos numa ação especial de fiscalização na Operação Aparecida.

Por causa do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, reforçou a fiscalização com o objetivo de coibir o transporte irregular de passageiros na região.

Desde o início das caravanas e romarias de fiéis ao Santuário, no dia 6 deste mês, a Agência fiscalizou 257 veículos.

Destes, 32 foram aprendidos por estarem realizando transporte intermunicipal de passageiros sem licença.

O transporte clandestino representa inúmeros riscos aos passageiros, uma vez que os veículos não passam pelas vistorias de segurança para realizar esse serviço e não há garantia de que o motorista seja habilitado para esse tipo de transporte.

Além disso, em caso de acidente, os passageiros não recebem seguro.

Por isso, a recomendação é que, antes de contratar um fretamento intermunicipal, a pessoa consulte se a empresa é regulamentada.

Isso pode ser feito pela internet, no site www.artesp.sp.gov.br.

É preciso ter a placa do veículo ou o CNPJ da empresa fretadora.

É importante também que as pessoas denunciem se souberem de casos de transporte clandestino.

Pode ser pelo telefone da Ouvidoria da Artesp, que é o 0800.727.83.77, ou pelo pelo e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.

Só no período entre janeiro e setembro deste ano, a Artesp apreendeu 1.146 ônibus clandestinos em fiscalizações por todo o Estado.

A Operação Aparecida foi realizada em conjunto com a ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e com apoio da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.