A ARTESP, Agência de Transporte do Estado de São Paulo, realizou nesta sexta-feira, dia 17, uma operação de fiscalização para coibir o transporte clandestino de passageiros no Sistema Anchieta Imigrantes.

Nessa véspera de fim de semana prolongado pelo Dia da Consciência Negra em algumas cidades, os fiscais da Agência, com apoio da Polícia Militar Rodoviária, abordaram 23 veículos na principal ligação entre a Capital e o Litoral Sul.

Desse total, dois veículos foram apreendidos por estarem realizando transporte intermunicipal de passageiros de forma irregular, ou seja, sem licença.

A Artesp alerta que o transporte clandestino oferece muitos riscos aos passageiros, uma vez que os veículos não passam pelas vistorias de segurança para realizar esse serviço e não há garantia de que o motorista seja habilitado para esse tipo de transporte.

Além disso, em caso de acidente, os passageiros não recebem seguro.

Por isso, é importante consultar se a empresa está regulamentada, antes de comprar uma passagem para viagem intermunicipal.

Para a pesquisa, é preciso ter a placa do veículo ou o CNPJ da empresa fretadora.

A consulta pode ser feita pela internet, no site artesp.sp.gov.br.

Atualmente, os passageiros contam com 27 linhas que fazem diariamente viagens intermunicipais entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista em diversos horários.

Todas as empresas cadastradas para realizar o serviço de viagens intermunicipais no Estado de São Paulo podem ser consultadas no site da Artesp.