O Transporte Intermunicipal de passageiros será completamente modernizado em São Paulo.

Está marcado para o próximo dia 15 de março o leilão da concessão do serviço que vai dividir o Estado em cinco áreas de operação: Jundiaí/Campinas; Piracicaba; São José do Rio Preto/Ribeirão Preto; Bauru/Sorocaba; Baixada Santista/Vale do Paraíba.

As mais de mil linhas de ônibus que fazem ligação entre os 645 municípios paulista serão reformuladas, garantindo um sistema de transporte mais eficiente.

O projeto prevê, por exemplo, que todo município tenha, no mínimo, duas partidas diárias para o polo ao qual está subordinado.

Assim, os moradores de cidades menores da Baixada Santista e Vale do Paraíba que se deslocam para os municípios polo para trabalhar ou utilizam os serviços das cidades maiores terão garantia de atendimento e melhor qualidade no transporte.

Somente para a área de operação Baixada Santista/Vale do Paraíba estão previstos investimentos de 671 milhões, 978 mil reais

Além da criação de novas linhas e em novos horários, também serão feitos investimentos para garantir mais conforto e segurança para os usuários, como explica o Diretor de Planejamento e Logística da Artesp, Nelson Raposo Jr:

SONORA “Toda a frota deve ser renovada, em condição de apresentam melhor qualidade de segurança, além das inovações que hoje toda a população exige, de wi-fi gratuito dentro dos ônibus – evidentemente, nas estradas onde tem sinal; ar condicionado nos ônibus de circuito de maior distância; a forma de aquisição dos bilhetes deverá sofrer uma alteração muito significativa, através das implantação da bilhetagem eletrônica. São inúmeras vantagens que os usuários vão perceber assim que a licitação for concluída.”

E tudo isso sem alteração nos preços das tarifas.

SONORA: “O preço da tarifa hoje praticada permanecerá sendo praticada no modelo da nova concessão que estamos implantando. Evidentemente, com o contrato de concessão estabelecido, existirá uma periodicidade onde reajustes serão feitos, no entanto, com total controle da Agência protegendo os direitos dos usuários”

Vencerá leilão, a empresa ou consórcio que oferecer o maior valor de outorga para o Estado.

O valor mínimo que deve ser ofertado para ganhar a concessão do lote Baixada Santista/Vale do Paraíba é de 7 milhões, 1170 mil e 400 reais.

O edital está disponível no site da Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Para ler o documento completo, acesse www.artesp.sp.gov.br