A descida da Serra do Mar continua sendo feita em comboio no Sistema Anchieta-Imigrantes.
A neblina compromete a visibilidade na região da serra e, por questões de segurança, a Operação Comboio segue em vigor nas duas rodovias.
Portanto, quem desce a Serra do Mar vai em grupo escoltado pela Polícia Militar Rodoviária e por equipes da concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes a partir da praça de pedágio do km 31 da Anchieta e do km 32 da Imigrantes.
Além disso, os acessos para a Interligação Planalto estão bloqueados, segundo Centro de Controle de Informações da Artesp.
Importante lembrar que não tem comboio para subir a Serra do Mar. O motorista deve trafegar em velocidade menor, com total atenção ao volante.
É fundamental manter as luzes baixas do farol acesas. Além de ser lei, eles melhoram a visibilidade em trechos com neblina.
Lembre-se também que o pisca-alerta não deve ser acionado com o carro em movimento e em hipótese alguma, motorista, pare no meio da pista.
No trecho de planalto do Sistema, o movimento ainda é grande na pista que leva para a capital paulista, mas a fluidez melhorou, especialmente na Imigrantes: não tem mais paradas na passagem por Diadema.
Na Anchieta, porém, o motorista reduz a velocidade em dois trechos: entre os quilômetros 22 e 17, em São Bernardo do Campo, e também do km 13 ao km 10, no acesso ao trecho urbano de São Paulo.